PPREB
O Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro (PPREB) tem por finalidade criar um espaço para reflexão sobre as questões que envolvem a reserva e o impacto provocado pela ruptura com o mundo do serviço militar, oferecendo aos militares em vias de ingressar na inatividade, uma oportunidade de mudança de atitude frente aos seus preparativos para esta nova e futura situação, orientando também o desenvolvimento de novos ou antigos projetos de vida, sensibilizando sobre a necessidade de planejamento, estimulando a preparação individual e ampliando a percepção de futuro, assim, orientando o planejamento da implantação de suas ações, bem como garantir os procedimentos institucionais decorrentes.
Briefing
O PPREB tem como propósito seguir as diretrizes do Estatuto do Idoso, preparando os militares do Exército Brasileiro que estão prestes a aposentar-se para a mudança que se seguirá a partir de então.
O programa é voltado para a divulgação de atividades que possam ser de interesse dos militares, orientação de planejamento de ações e planejamento financeiro. Pretende-se disponibilizar um grupo de discussões, que servirá para a troca de experiências e dúvidas, criar ações motivacionais para os últimos anos de serviço ativo, estimular e encaminhar para novas oportunidades no mercado de trabalho para quem interessar-se.
Dentro do programa também haverá a divulgação da importância da continuidade dos estudos, bem como a qualificação dos profissionais para um novo ambiente de trabalho e criação de convênios com universidades a fim de facilitar o ingresso do funcionário no ensino superior.
A principal finalidade do programa é que os profissionais do Exército Brasileiro façam a passagem para a aposentadoria mais seguros e confiantes, evitando a depressão comumente causada nesse período da vida.
O Comando da 2ª Região Militar é o órgão implementar do PPREB no Estado de São Paulo, e é pioneira do Programa no Brasil e, que no ano de 2014, será uma das Regiões Militares com o encargo de Organização Militar Piloto do Exército Brasileiro.
Outrossim, se faz necessário fazer com que o militar sinta necessidade de conhecer mais sobre o referido programa e mostrar ao profissional que, ao passar para a reserva seguindo as orientações do PPREB, seu futuro será mais tranquilo e seguro do que sem as informações adquiridas por esse caminho. Atualmente, não há um meio de divulgação, apenas um site com informações pouco esclarecedoras e desatualizadas.
Marketing
Pesquisa
Na pesquisa realizada com o público-alvo, foi identificado que, nesse modelo, 51% nunca acessaram o site e entre eles, 46% não tinham conhecimento do programa. Entre os que acessaram, 45% afirmaram que o site estava fora do ar ou desatualizado. Entre os entrevistados, 48% consideram que as atividades do Programa não estão atendendo às suas expectativas.
Objetivo
O principal objetivo é reformular a identidade visual do PPREB e criar um site para que seus participantes possam melhor interagir. Desse modo, se não houver a possibilidade de estarem presentes, poderão acompanhar a programação pelo site.
O resultado esperado é o retorno que a identidade visual possa trazer para o PPREB, fazendo com que fique mais fácil o entendimento das informações e que seus integrantes se sintam mais confortáveis com o Programa.
A ideia nasceu da necessidade em atingir de forma positiva e assertiva os membros interessados, trazendo visibilidade também para os futuros reservistas, ampliando as possibilidades de crescimento do Programa.
O objetivo de marketing é atingir a todo o público-alvo, para que explorem e saibam sobre o PPREB. A meta é reduzir a quantidade de militares que desconhecem o programa para abaixo de 10% até dezembro de 2015. O programa é um direito de todos os futuros reservistas, portanto todos devem conhecer o Portal e seus benefícios.
Estratégia
A estratégia de comunicação tem como foco mudar essa visão negativa que o Programa tem por quase metade de seu público alvo e criar um Portal para o PPREB, mais leve, com informações mais claras e com fácil navegabilidade. O site será atualizado com frequência e conterá as informações mais importantes em forma de destaque.
Para que os militares acessem o novo portal, serão criados banners, cartazes e e-mail marketing para divulgação. Além de folders contendo esclarecimentos necessários para estimular o interesse do militar em conhecer seus direitos referentes ao Programa. Será criada também propaganda na revista interna do Exército, a Revista Verde Oliva.
Além da divulgação impressa, haverá banners no site institucional do Exército e na página do Facebook do Exército. A comunicação nesses sites será a mesma, para que atinja igualmente os usuários de ambos os sites.
O site do Programa terá design responsivo para ser acessado de qualquer dispositivo, tanto desktop quanto mobile.
Execução
Pré-lançamento
Os materiais de divulgação têm previsão de pré-lançamento em dezembro de 2014, como banners, facebook do exército e e-mail marketing. Os materiais têm o propósito apenas de informar sobre a mudança que foi preparada para o Programa de Preparação.
O pré-lançamento será feito apenas na primeira quinzena de dezembro, preparando para o lançamento oficial em janeiro de 2015.
Lançamento
O lançamento oficial do novo Portal, juntamente com seu material de divulgação, está previsto para o período de janeiro a abril de 2015. Em janeiro haverá a divulgação inicialmente no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25, apenas nas Organizações Militares da capital.
O lançamento para todos os regimentos do Estado de São Paulo será feito em abril, no evento oficial de encontro com todos os multiplicadores. Durante esse período o Portal estará no ar e com divulgação na capital. Em abril a divulgação será geral para o Estado.
Pós-lançamento
Após o lançamento do novo Portal do PPREB, será feito acompanhamento de acessos, com levantamentos de acessos de cada plataforma, com a intenção de observar se o objetivo de marketing poderá ser cumprido. O controle dos acessos visará também fazer um levantamento da origem dos acessos, a partir de qual plataforma será realizado.
Após o lançamento, será feita a alternância e a sustentação das ações até a fase final, pretendendo manter o site em funcionamento pleno e divulgações esporádicas do Programa para que esteja sempre na memória do militar que o Portal estará sempre no ar, com atualizações frequentes.
Manual de Identidade Visual
O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.
Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.
Definição da Marca
Espaço para reflexão sobre as questões que envolvem a reserva e o impacto provocado pela ruptura com o mundo do serviço militar; oportunidade de mudança de atitude; desenvolvimento de novos ou antigos projetos de vida; minimizar dificuldades e problemas psicológicas; acesso a informação; promover o equilíbrio e a harmonia; possibilitar a participação da família; com base nesses conceitos a marca, PPREB, foi desenvolvida.
A marca foi criada pensando nesses atributos que o programa procura, transmitindo algo real, concreto e palpável, leva credibilidade e confiança em sua composição artística, a mesma credibilidade e confiança que o programa procura passar para seu público-alvo.
Como elemento do Programa, a marca tem o objetivo de minimizar as dificuldades, disseminando a cultura, contribuindo para uma mudança de visão em relação a reserva, proporcionando uma melhor aceitação do público-alvo sobre o programa, facilitando o acesso às informações, criando condições para que a marca se torne forte em meio ao seu público-alvo, promovendo o equilíbrio e a harmonia.
A partir desses conceitos, concluiu-se que a marca deveria representar o Programa e, para que isso fosse bem representado, foi pensado nas insígnias associadas aos escalões hierárquicos, que permitem identificar visualmente os postos e graduações dos militares fardados. No caso da marca, por ser uma divisa de dois níveis, ela representa a ruptura do Serviço Ativo para a Reserva, onde o militar se prepara para a transição da atividade para inatividade.
Identidade das Cores
Suas cores representam as cores oficiais da heráldica do Exército Brasileiro. Um dos elementos que compõem a heráldica é o elmo. Em sua história, o elmo é uma proteção destinada a defender a cabeça do soldado, fazendo parte do equipamento de guerra, não obstruindo sua visão.
Construção
Malha Construtiva do Símbolo Gráfico
Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).
Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.
A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 16 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.
Proporção da Assinatura (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “P” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “PPREB” é a “Days One Regular”, e a que melhor se encaixa na tagline “Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro” é a “Arial Regular” (veja a página Aplicação dos
Códigos/Tipografi a Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “P” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “PPREB” é a “Days One Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Área de Proteção da Assinatura
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “P” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Contraste e Luminosidade
Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.
Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.
Identidade Auxiliar
Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.
Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!
Aplicação da Marca
A divulgação em banners, cartazes, revista e e-mail marketing deverá atrair o público-alvo para acessar o novo Portal e promoverão o contato mais frequente com o militar, aguçando a curiosidade e despertando o interesse em participar e conhecer as atividades do Programa.
Folders conterão esclarecimentos e dados que aproximarão ainda mais o Programa da realidade e do dia a dia do militar.
Desenvolvimento Web
A criação de um novo Portal, com informações claras e objetivas e com atualizações frequentes almeja aumentar o número de acessos. O portal tem a incumbência de disponibilizar todas as informações necessárias para que o servidor, ao acessá-lo, saia sem nenhuma dúvida e mais interessado em participar das atividades disponibilizadas pelo programa, além de incentivar aos colegas a também procurarem por informações para o momento de ingresso na reserva.
Com essas iniciativas, pretende-se também atingir aos multiplicadores, em melhorar a disposição e a motivação em contribuir positivamente com a comunicação do Programa, disseminando seu propósito com entusiasmo, estimulando o público alvo a participar das atividades propostas.
O site do Programa de Preparação foi criado e desenvolvido com o objetivo de oferecer uma navegação prática e intuitiva, de fácil utilização e localização de informações. Possui oito seções: Home, Sobre, Estrutura, Guarnições e seus eventos, Atividades não presenciais, Notícias, Download e Contato. As seções podem ser acessadas pelo menu superior ou por meio da barra de rolagem.
Considerações Finais
Visando melhorar a reputação e aumentar a demanda do Programa de Preparação foi realizada uma pesquisa, aplicada em pré-teste, que foi bem aceito pelos participantes do programa. Posteriormente, foi aplicada a pesquisa completa que revelou os objetivos dos militares que se pretende atingir com o Programa.
Em posse desses dados, foi desenvolvido um Manual de Identidade Visual contendo informações necessárias para a correta utilização da nova marca, papelaria institucional, bem como, um novo Portal na internet, com fácil usabilidade e navegação mais intuitiva, com atualizações mais frequentes e informações úteis para aumentar o número de visitas.
O projeto foi apresentado às autoridades responsáveis pelo Programa de Preparação e foi prontamente aprovado para sua utilização. Com materiais de divulgação em vários formatos, modalidades e com cronograma estruturado, o público-alvo foi atingido de forma certeira em todas as Organizações Militares.