Osnir Estevam
Manual de Identidade Visual
O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.
Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.
Missão, Visão e Valores
Missão
Tornar a comunicação mais objetiva por meio de um bom design, buscar soluções e resolver problemas de comunicação visual, usabilidade e acessibilidade para indivíduos e instituições.
Visão
Ser referência no meio criativo pela geração de valor e perceptibilidade das variadas marcas junto ao seu público alvo.
Valores
Iniciativa e comprometimento na resolução de problemas e, a cada novo projeto propor com seriedade e criatividade o que ainda não foi feito.
Definição da Marca
Passagem pela Caserna, Bacharelado em Design e Lato Sensu em Engenharia Web; com base nesses conceitos a marca, Osnir Estevam – Designer Gráfico & Web, foi desenvolvida.
O triângulo equilátero faz alusão aos inúmeros conhecimentos e habilidades incorporados ao perfil profissional. A base representa os diversos valores e virtudes adquiridos na passagem pela caserna. Os lados representam a formação acadêmica e as múltiplas disciplinas como, arquitetura da informação, engenharia de software, ergonomia, usabilidade, padrões web, gestão de projetos, web design, desenho, história da arte, leitura e produção de texto, ilustração digital, produção gráfica, animação, projeto editorial, direito e legislação, tratamento de imagens, marketing digital, direção de arte, responsabilidade social e meio ambiente. No centro temos a junção das iniciais do nome Osnir Estevam, fazendo uso de conceitos como espaço em branco, assimetria, semiótica e gestalt, formam um stickman cumprindo seus afazeres durante o expediente.
Identidade das Cores
As cores aplicadas no logotipo púrpura, ciano, ouro e rosa escuro são vibrantes e percebidas rapidamente em um mundo abarrotado de informações e representam a agilidade, modernidade, originalidade, ousadia, criatividade e a conectividade com as tendências do mercado.
Assinaturas Complementares
Para obtermos mais versões e a marca se comportar de forma mais versátil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares. Estão representadas como assinatura_complementar_01 e assinatura_complementar_02.
assinatura_complementar_01
assinatura_complementar_02
Construção
Malha Construtiva do Símbolo Gráfico
Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).
Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.
A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 12 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.
Proporção da Assinatura (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “O” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “OSNIR ESTEVAM” é a “Kodchasan”, e a que melhor se encaixa na tagline “designer gráfi co & web” é a “Candara” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “O” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “OSNIR ESTEVAM” é a “Kodchasan” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) – (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “O” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “OSNIR ESTEVAM” é a “Kodchasan”, e a que melhor se encaixa na tagline “designer gráfi co & web” é a “Candara” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “O” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “OSNIR ESTEVAM” é a “Kodchasan” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Área de Proteção da Assinatura Principal
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “O” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Área de Proteção da Assinatura Complementar
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “O” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Contraste e Luminosidade
Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.
Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.
Tipografia Auxiliar
A família tipográfica adotada é a “Muli” e “Arial”.
Para títulos e textos de peças publicitárias impressas ou digitais é sugerido o uso da família tipográfica “Muli”.
Na impossibilidade de utilização da família tipográfica supracitada é sugerido o uso da família tipográfica “Arial”.
Identidade Auxiliar
Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.
As formas foram elaboradas observando elementos do cotidiano do ofício num ambiente home office, bem como, parte da história do profi ssional. Como um diferencial foi utilizado um esquema de pattern (padrões) por sua versatilidade e consistência possibilitando um maior reconhecimento da marca e interesse
por parte do público.
Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!