Famiglia Dancini

Manual de Identidade Visual

O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.

Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.

Missão, Visão e Valores

Missão

Ser referência no preparo da melhor parmegiana e pizza de massa fina e leve do Brasil.

Visão

Dar a oportunidade ao público em geral, apreciador da boa gastronomia italiana, de fazer parte da Famiglia Dancini tornando-se um franqueado em qualquer região do país.

Valores

Oferecer ao cliente qualidade e agilidade na entrega de nossos produtos e serviços, abordando-o pelo nome, entendendo suas preferências, fazendo-o se sentir bem e, consequentemente, ganhar sua confiança pela excelente culinária e atendimento.

Componentes do Logotipo

Apresentação da Marca

Definição da Marca

Família imigrante oriunda da Itália, bandeira da Toscana, bandeira da Itália, pizzaria gourmet; com base nesses conceitos a marca, Famiglia Dancini – Cantina Delivery & Pizzeria, foi desenvolvida.

As assas do Pegasus faz alusão a bandeira italiana tricolor composta por três listras horizontais e o movimento de voo para cima e para trás deslocando-se para cima e para frente. A crina do Pegasus faz referência a pedaços de pizza de sabor muçarela com azeitonas e fatias de tomate e cebola. O peitoral, apetrecho utilizado para encilhar o Pegasus, representa o traço superior e inferior da bandeira da Toscana, região situada ao centro da Itália, banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno, origem da família Dancini.

Identidade das Cores

A cor aplicada na assa do Pegasus representa a bandeira italiana que, por sua vez, é composta por três listras verticais em verde, branco e vermelho. O verde representa o plano, ou seja, a natureza e o campo. O branco representa a cor da geleira nos Alpes. O vermelho está especialmente para o sangue que foi derramado nas guerras italianas de independência. O tom de pele do Pegasus e o peitoral representam a cor alumínio e os traços horizontais em vermelho presentes na bandeira da Toscana, respectivamente. Os tons amarelados representam a massa e a muçarela dos pedaços de pizza da crina do Pegasus recém saídas do forno e pronta para consumo.

Assinaturas da Marca

Apresentamos neste tópico como se apresentam as assinaturas principais da marca. Estão representadas como assinatura_01, assinatura_02 e assinatura_03.

assinatura_01
assinatura_02
assinatura_03

Assinaturas Complementares

Para obtermos mais versões e a marca se comportar de forma mais versátil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares. Estão representadas como assinatura_complementar_01 e assinatura_complementar_02.

assinatura_complementar_01
assinatura_complementar_02

Construção

Malha Construtiva do Símbolo Gráfico

Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).

Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.

A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 12 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.

Proporção da Assinatura (1)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) (símbolo, tipograma e tagline).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancing Script”, e a que melhor se encaixa na tagline  Cantina Delivery & Pizzeria” é a “Gabriela” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura (2)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) (símbolo e tipograma).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancing Script” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura Complementar (1)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) – (símbolo, tipograma e tagline).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancini Script”, e a que melhor se encaixa na tagline  Cantina Delivery & Pizzeria” é a “Gabriela” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura Complementar (2)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancini Script” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Área de Proteção da Assinatura Principal

As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.

A Letra “D” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.

Área de Proteção da Assinatura Complementar

As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.

A Letra “D” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.

Área de Proteção do Símbolo Gráfico

No símbolo gráfico o método utilizado para construir a área de proteção é equivalente à altura total do símbolo representado por quadrados Y x Y divididos em 7 partes iguais.

Redução Mínima da Assinatura Principal

Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

Redução Mínima da Assinatura Complementar

Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

Relevo

O logotipo pode ser utilizada na versão em relevo, apropriada para situações que necessitem de acabamentos com restrições e simplificações quanto à forma como, por exemplo, clichês para formação de relevo em papéis.

Cores

Cromático

Neste tópico apresentamos as cores institucionais da marca.

Esta é a aplicação principal e seu uso é preferencial.

Os valores RGB, CMYK e PANTONE podem ser encontrados nos tópicos – Aplicação dos Códigos/Cores Institucionais – Aplicações Técnicas deste manual de identidade.

Monocromático

Versão monocromática da marca.

Positivo e Negativo

Versão positivo e negativo da marca.

Contraste e Luminosidade

Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.

Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.

Aplicação em Fundos Fotográficos

Em fundos fotográficos a aplicação do logotipo deve ser na versão positiva ou negativa de acordo com o fundo (claro ou escuro).

É permitido a aplicação da marca em cromático quando houver um contraste aceitável.

Aplicação dos Códigos

Cores Institucionais – Especificações Técnicas

Aqui apresentamos os valores cromáticos da marca nas escalas PANTONE, CMYK, RGB e Hexadecimal.

Tipografia Institucional

A fonte adotada para a utilização no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancing Script”.

A fonte utilizada para a tagline “Cantina Delivery & Pizzeria” é a “Gabriela”.

Tipografia Auxiliar

A família tipográfica adotada para títulos e textos de peças publicitárias, sejam elas impressas ou digitais, é a “Lobster Two” e a “PT Sans“, respectivamente.

Na impossibilidade de utilização de qualquer uma das famílias tipográficas supracitadas é sugerido o uso da família tipográfi ca “Arial”.

Identidade Auxiliar

Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.

As formas foram elaboradas observando elementos presentes numa pizzaria. Como um diferencial foi utilizado um esquema de pattern  (padrões) por sua versatilidade e consistência possibilitando um maior reconhecimento da arca e interesse por parte do público.

Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!

Manual de Identidade Visual

Gostaria de ver o MIV da Famiglia Dancini em PDF?

You have Successfully Subscribed!