(11) 97988-5562

Sua empresa já possui um Manual de Identidade Visual?

Toda empresa que tem um Manual de Identidade Visual consegue manter o padrão da marca nas embalagens, uniformes, produtos, papelaria, redes sociais entre outros, ou seja, gera credibilidade e profissionalismo ao negócio.

Manual de Identidade Visual

Um Manual de Identidade Visual tratasse de um documento que contém um conjunto de recomendações, especificações e normas técnicas.

Seu objetivo é de preservar propriedades visuais, utilização, propagação, percepção, identificação e memorização da marca.

Todo empreendedor que faz uso de um MIV consegue manter o padrão da marca na embalagem, uniforme, produto, papelaria, redes sociais entre outros, ou seja, gera credibilidade e profissionalismo ao seu negócio.

Analisando o Problema

Num primeiro momento é fundamental que você deixe bem claro quais são os seus objetivos, eles podem ser dos mais variados possíveis mostre todo o material que você já tenha, para que eu faça uma análise e defina uma abordagem para a resolução do problema.

Após esse primeiro contato irei fazer um diagnóstico com base na informação coletada no briefing e apresentar uma solução. Caso você esteja de acordo com o prazo, valor e abordagem sugeridas o serviço é iniciado.

Criação

Primeiramente, vejamos a definição da palavra criação:

Ato ou efeito de criar, de tirar do nada: a criação do mundo. (CRIAÇÃO, 2020)

A verdade é que não existe uma receita de bolo para se criar alguma coisa, cada profissional tem o seu próprio processo criativo, no entanto, há inúmeros conceitos que devem ser dominados para dar sentido a obra, por exemplo, linha, tamanho (escala), teoria das cores, espaço em branco, simetria e assimetria, transparência, textura, equilíbrio (balanço), hierarquia, contraste, enquadramento etc.

Infelizmente, vejo muitos negócios com logotipos feito por amadores que não aplicam nenhum dos conceitos que mencionei e isso pode gerar muitas complicações, por exemplo, um logotipo que a princípio fica “bonito” na fachada da loja, mas na hora de aplicá-lo, no meio impresso ou digital simplesmente não funciona, pois ele não foi criado com esse propósito em mente. Outrossim, talvez seja interessante fazer um redesign da sua marca caso você já tenha uma.

Redesign

Com toda a correria e expectativa de abrir o seu negócio você não teve tempo de pensar em sua marca ou como ela seria vista pelo seu público-alvo e acabou chamando aquele conhecido da família que fez tudo o que você precisa por um preço bem camarada.

Certo tempo depois, você notou que aquele logotipo não se adaptava muito bem no impresso e tampouco no digital. Você também percebeu que não existia nenhum tipo de padronização nas suas campanhas de divulgação e consequentemente passava uma imagem amadora do seu negócio para seus clientes.

É aí que entra o redesign, que nada mais é do que a reformulação do design de algo.

Essa necessidade de renovação surge por diversas razões, por exemplo, eliminar falhas existentes, pelo aparecimento de novas técnicas, novos materiais ou como estratégia de marketing para renovar o produto no mercado.

Osnir Estevam
Designer Gráfico & Web

Com 5 anos de atuação na área do design gráfico e web, sou um admirador do design, desenvolvimento e marketing, buscando sempre tornar a comunicação, entre instituições e indivíduos, a mais objetiva possível.

Perguntas Frequentes

Do que se trata e qual serviço será realizado?

Este serviço tem por finalidade criar e desenvolver um logotipo e Manual de identidade Visual, respectivamente.

A ideia é criar um logotipo que transmita a essência do que se quer comunicar, isto é, transmitir a filosofia e valores da instituição tornando a marca de fácil assimilação e reconhecimento no mercado.

Um Manual de Identidade Visual informa o bom uso e a aplicação da marca, ou seja, traz uma série de recomendações, especificações e normas essenciais para a correta utilização do logotipo nos diversos meios de comunicação (impressa e digital).

Quantas versões de logotipo irei receber?

Após conhecer mais sobre o seu modelo de negócio/projeto pessoal, por meio de um briefing ou contato direto, irei começar a fazer alguns rascunhos. Entenda, aplicarei meu processo de criação, quando chegar num resultado satisfatório, irei apresentar a justificativa do logotipo, bem como, apresentar os elementos estruturais, isto é, Símbolo Gráfico, Tipograma, Tagline e Identidade das Cores.

Pode ser que haja pequenas alterações para atender alguma necessidade específica do projeto.

Quais itens compõem o Manual de Identidade Visual?

O Manual de Marca que normalmente desenvolvo, podendo ter pequenas alterações para atender alguma necessidade especifica, possui os seguintes elementos:

    • Componentes do Logotipo;
    • Construção;
    • Cores;
    • Aplicação dos Códigos.

Clique aqui para ver um MIV em PDF.

Quando você irá iniciar o meu projeto?

Este é um trabalho autônomo e artesanal, ou seja, quando pego um projeto dedico inteiramente meu tempo, recursos e energia para finalizá-lo. Portanto, caso esteja ocupado, entrarei em contato o mais breve possível para acertarmos as particularidades do projeto.

Outro ponto importante diz respeito ao pagamento. No caso, precisarei de um sinal de 40% para iniciar o projeto, os 60% restantes deverão ser pagos no ato da entrega dos arquivos.

Quanto tempo você irá levar para concluir meu projeto?

Do primeiro contato até a entrega dos arquivos para o cliente, em média, levo 10 dias úteis. Nesse ínterim, serão realizadas as etapas de Consultoria, Pesquisa, Criação e Desenvolvimento.

Quanto custa esse serviço?

Atualmente, cobro R$ 24,30 por hora, ou seja, R$ 194,40 por dia de trabalho. Como já possuo conhecimento, ferramentas e processos, consigo otimizar e produzir projetos que, num primeiro momento, parecem complexos em um curto período.

O que vou receber no final do projeto?

Tanto o Manual de Identidade Visual quanto seus anexos serão entregues via e-mail por meio de um link temporário. O MIV será entregue no formato PDF e os anexo em EPS e PNG.

E-mail: [email protected]

Tel: (11) 97988-5562

© 2022 Osnir Estevam | Todos os Direitos Reservados