Famiglia Dancini
Manual de Identidade Visual
O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.
Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.
Missão, Visão e Valores
Missão
Ser referência no preparo da melhor parmegiana e pizza de massa fina e leve do Brasil.
Visão
Dar a oportunidade ao público em geral, apreciador da boa gastronomia italiana, de fazer parte da Famiglia Dancini tornando-se um franqueado em qualquer região do país.
Valores
Oferecer ao cliente qualidade e agilidade na entrega de nossos produtos e serviços, abordando-o pelo nome, entendendo suas preferências, fazendo-o se sentir bem e, consequentemente, ganhar sua confiança pela excelente culinária e atendimento.
Definição da Marca
Família imigrante oriunda da Itália, bandeira da Toscana, bandeira da Itália, pizzaria gourmet; com base nesses conceitos a marca, Famiglia Dancini – Cantina Delivery & Pizzeria, foi desenvolvida.
As assas do Pegasus faz alusão a bandeira italiana tricolor composta por três listras horizontais e o movimento de voo para cima e para trás deslocando-se para cima e para frente. A crina do Pegasus faz referência a pedaços de pizza de sabor muçarela com azeitonas e fatias de tomate e cebola. O peitoral, apetrecho utilizado para encilhar o Pegasus, representa o traço superior e inferior da bandeira da Toscana, região situada ao centro da Itália, banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno, origem da família Dancini.
Identidade das Cores
A cor aplicada na assa do Pegasus representa a bandeira italiana que, por sua vez, é composta por três listras verticais em verde, branco e vermelho. O verde representa o plano, ou seja, a natureza e o campo. O branco representa a cor da geleira nos Alpes. O vermelho está especialmente para o sangue que foi derramado nas guerras italianas de independência. O tom de pele do Pegasus e o peitoral representam a cor alumínio e os traços horizontais em vermelho presentes na bandeira da Toscana, respectivamente. Os tons amarelados representam a massa e a muçarela dos pedaços de pizza da crina do Pegasus recém saídas do forno e pronta para consumo.
Assinaturas Complementares
Para obtermos mais versões e a marca se comportar de forma mais versátil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares. Estão representadas como assinatura_complementar_01 e assinatura_complementar_02.
assinatura_complementar_01
assinatura_complementar_02
Construção
Malha Construtiva do Símbolo Gráfico
Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).
Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.
A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 12 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.
Proporção da Assinatura (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancing Script”, e a que melhor se encaixa na tagline Cantina Delivery & Pizzeria” é a “Gabriela” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancing Script” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) – (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancini Script”, e a que melhor se encaixa na tagline Cantina Delivery & Pizzeria” é a “Gabriela” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “Famiglia Dancini” é a “Dancini Script” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Área de Proteção da Assinatura Principal
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “D” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Área de Proteção da Assinatura Complementar
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “D” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Contraste e Luminosidade
Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.
Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.
Tipografia Auxiliar
A família tipográfica adotada para títulos e textos de peças publicitárias, sejam elas impressas ou digitais, é a “Lobster Two” e a “PT Sans“, respectivamente.
Na impossibilidade de utilização de qualquer uma das famílias tipográficas supracitadas é sugerido o uso da família tipográfi ca “Arial”.
Identidade Auxiliar
Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.
As formas foram elaboradas observando elementos presentes numa pizzaria. Como um diferencial foi utilizado um esquema de pattern (padrões) por sua versatilidade e consistência possibilitando um maior reconhecimento da arca e interesse por parte do público.
Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!