PPREB

O Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro (PPREB) tem por finalidade criar um espaço para reflexão sobre as questões que envolvem a reserva e o impacto provocado pela ruptura com o mundo do serviço militar, oferecendo aos militares em vias de ingressar na inatividade, uma oportunidade de mudança de atitude frente aos seus preparativos para esta nova e futura situação, orientando também o desenvolvimento de novos ou antigos projetos de vida, sensibilizando sobre a necessidade de planejamento, estimulando a preparação individual e ampliando a percepção de futuro, assim, orientando o planejamento da implantação de suas ações, bem como garantir os procedimentos institucionais decorrentes.

Briefing

O  PPREB tem como propósito seguir as diretrizes do Estatuto do Idoso, preparando os militares do Exército Brasileiro que estão prestes a aposentar-se para a mudança que se seguirá a partir de então.

O programa é voltado para a divulgação de atividades que possam ser de interesse dos militares, orientação de planejamento de ações e planejamento financeiro. Pretende-se disponibilizar um grupo de discussões, que servirá para a troca de experiências e dúvidas, criar ações motivacionais para os últimos anos de serviço ativo, estimular e encaminhar para novas oportunidades no mercado de trabalho para quem interessar-se.

Dentro do programa também haverá a divulgação da importância da continuidade dos estudos, bem como a qualificação dos profissionais para um novo ambiente de trabalho e criação de convênios com universidades a fim de facilitar o ingresso do funcionário no ensino superior.

A principal finalidade do programa é que os profissionais do Exército Brasileiro façam a passagem para a aposentadoria mais seguros e confiantes, evitando a depressão comumente causada nesse período da vida.

O Comando da 2ª Região Militar é o órgão implementar do PPREB no Estado de São Paulo, e é pioneira do Programa no Brasil e, que no ano de 2014, será uma das Regiões Militares com o encargo de Organização Militar Piloto do Exército Brasileiro.

Outrossim, se faz necessário fazer com que o militar sinta necessidade de conhecer mais sobre o referido programa e mostrar ao profissional que, ao passar para a reserva seguindo as orientações do PPREB, seu futuro será mais tranquilo e seguro do que sem as informações adquiridas por esse caminho. Atualmente, não há um meio de divulgação, apenas um site com informações pouco esclarecedoras e desatualizadas.

Marketing

Pesquisa

Na pesquisa realizada com o público-alvo, foi identificado que, nesse modelo, 51% nunca acessaram o site e entre eles, 46% não tinham conhecimento do programa. Entre os que acessaram, 45% afirmaram que o site estava fora do ar ou desatualizado. Entre os entrevistados, 48% consideram que as atividades do Programa não estão atendendo às suas expectativas.

Objetivo

O principal objetivo é reformular a identidade visual do PPREB e criar um site para que seus participantes possam melhor interagir. Desse modo, se não houver a possibilidade de estarem presentes, poderão acompanhar a programação pelo site.

O resultado esperado é o retorno que a identidade visual possa trazer para o PPREB, fazendo com que fique mais fácil o entendimento das informações e que seus integrantes se sintam mais confortáveis com o Programa.

A ideia nasceu da necessidade em atingir de forma positiva e assertiva os membros interessados, trazendo visibilidade também para os futuros reservistas, ampliando as possibilidades de crescimento do Programa.

O objetivo de marketing é atingir a todo o público-alvo, para que explorem e saibam sobre o PPREB. A meta é reduzir a quantidade de militares que desconhecem o programa para abaixo de 10% até dezembro de 2015. O programa é um direito de todos os futuros reservistas, portanto todos devem conhecer o Portal e seus benefícios.

Estratégia

A estratégia de comunicação tem como foco mudar essa visão negativa que o Programa tem por quase metade de seu público alvo e criar um Portal para o PPREB, mais leve, com informações mais claras e com fácil navegabilidade. O site será atualizado com frequência e conterá as informações mais importantes em forma de destaque.

Para que os militares acessem o novo portal, serão criados banners, cartazes e e-mail marketing para divulgação. Além de folders contendo esclarecimentos necessários para estimular o interesse do militar em conhecer seus direitos referentes ao Programa. Será criada também propaganda na revista interna do Exército, a Revista Verde Oliva.

Além da divulgação impressa, haverá banners no site institucional do Exército e na página do Facebook do Exército. A comunicação nesses sites será a mesma, para que atinja igualmente os usuários de ambos os sites.

O site do Programa terá design responsivo para ser acessado de qualquer dispositivo, tanto desktop quanto mobile.

Execução

Pré-lançamento

Os materiais de divulgação têm previsão de pré-lançamento em dezembro de 2014, como banners, facebook do exército e e-mail marketing. Os materiais têm o propósito apenas de informar sobre a mudança que foi preparada para o Programa de Preparação.

O pré-lançamento será feito apenas na primeira quinzena de dezembro, preparando para o lançamento oficial em janeiro de 2015.

Lançamento

O lançamento oficial do novo Portal, juntamente com seu material de divulgação, está previsto para o período de janeiro a abril de 2015. Em janeiro haverá a divulgação inicialmente no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25, apenas nas Organizações Militares da capital.

O lançamento para todos os regimentos do Estado de São Paulo será feito em abril, no evento oficial de encontro com todos os multiplicadores. Durante esse período o Portal estará no ar e com divulgação na capital. Em abril a divulgação será geral para o Estado.

Pós-lançamento

Após o lançamento do novo Portal do PPREB, será feito acompanhamento de acessos, com levantamentos de acessos de cada plataforma, com a intenção de observar se o objetivo de marketing poderá ser cumprido. O controle dos acessos visará também fazer um levantamento da origem dos acessos, a partir de qual plataforma será realizado.

Após o lançamento, será feita a alternância e a sustentação das ações até a fase final, pretendendo manter o site em funcionamento pleno e divulgações esporádicas do Programa para que esteja sempre na memória do militar que o Portal estará sempre no ar, com atualizações frequentes.

Manual de Identidade Visual

O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.

Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.

Componentes do Logotipo

Apresentação da Marca

Definição da Marca

Espaço para reflexão sobre as questões que envolvem a reserva e o impacto provocado pela ruptura com o mundo do serviço militar; oportunidade de mudança de atitude; desenvolvimento de novos ou antigos projetos de vida; minimizar dificuldades e problemas psicológicas; acesso a informação; promover o equilíbrio e a harmonia; possibilitar a participação da família; com base nesses conceitos a marca, PPREB, foi desenvolvida.

A marca foi criada pensando nesses atributos que o programa procura, transmitindo algo real, concreto e palpável, leva credibilidade e confiança em sua composição artística, a mesma credibilidade e confiança que o programa procura passar para seu público-alvo.

Como elemento do Programa, a marca tem o objetivo de minimizar as dificuldades, disseminando a cultura, contribuindo para uma mudança de visão em relação a reserva, proporcionando uma melhor aceitação do público-alvo sobre o programa, facilitando o acesso às informações, criando condições para que a marca se torne forte em meio ao seu público-alvo, promovendo o equilíbrio e a harmonia.

A partir desses conceitos, concluiu-se que a marca deveria representar o Programa e, para que isso fosse bem representado, foi pensado nas insígnias associadas aos escalões hierárquicos, que permitem identificar visualmente os postos e graduações dos militares fardados. No caso da marca, por ser uma divisa de dois níveis, ela representa a ruptura do Serviço Ativo para a Reserva, onde o militar se prepara para a transição da atividade para inatividade.

Identidade das Cores

Suas cores representam as cores oficiais da heráldica do Exército Brasileiro. Um dos elementos que compõem a heráldica é o elmo. Em sua história, o elmo é uma proteção destinada a defender a cabeça do soldado, fazendo parte do equipamento de guerra, não obstruindo sua visão.

Assinaturas da Marca

Apresentamos neste tópico como se apresentam as assinaturas principais da marca. Estão representadas como assinatura_01, assinatura_02 e assinatura_03.

assinatura_01
assinatura_02
assinatura_03

Construção

Malha Construtiva do Símbolo Gráfico

Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).

Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.

A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 16 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.

Proporção da Assinatura (1)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo, tipograma e tagline).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “P” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “PPREB” é a “Days One Regular”, e a que melhor se encaixa na tagline “Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro” é a “Arial Regular” (veja a página Aplicação dos
Códigos/Tipografi a Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura (2)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “P” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa no tipograma “PPREB” é a “Days One Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Área de Proteção da Assinatura

As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.

A Letra “P” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.

Área de Proteção do Símbolo Gráfico

No símbolo gráfico o método utilizado para construir a área de proteção é equivalente à altura total do símbolo representado por quadrados Y x Y divididos em 4 partes iguais.

Redução Mínima da Assinatura

Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

Relevo

O logotipo pode ser utilizada na versão em relevo, apropriada para situações que necessitem de acabamentos com restrições e simplificações quanto à forma como, por exemplo, clichês para formação de relevo em papéis.

Cores

Cromático

Neste tópico apresentamos as cores institucionais da marca.

Esta é a aplicação principal e seu uso é preferencial.

Os valores RGB, CMYK e PANTONE podem ser encontrados nos tópicos – Aplicação dos Códigos/Cores Institucionais – Aplicações  Técnicas deste manual de identidade.

Monocromático

Versão monocromática da marca.

Positivo e Negativo

Versão positivo e negativo da marca.

Contraste e Luminosidade

Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.

Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.

Aplicação em Fundos Fotográficos

Em fundos fotográficos a aplicação do logotipo deve ser na versão positiva ou negativa de acordo com o fundo (claro ou escuro).

É permitido a aplicação da marca em cromático quando houver um contraste aceitável.

Aplicação dos Códigos

Cores Institucionais – Especificações Técnicas

Aqui apresentamos os valores cromáticos da marca nas escalas PANTONE, CMYK, RGB e Hexadecimal.

Tipografia Institucional

A fonte adotada para a utilização na tipograma “PPREB” é a “Days One Regular”.

A fonte utilizada para a tagline “Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro” é a “Arial Regular”.

Tipografia Auxiliar

Para títulos e textos de peças publicitárias impressas ou digitais a família tipográfica adotada é a “Arial” e suas variações.

Identidade Auxiliar

Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.

Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!

Aplicação da Marca

A divulgação em banners, cartazes, revista e e-mail marketing deverá atrair o público-alvo para acessar o novo Portal e promoverão o contato mais frequente com o militar, aguçando a curiosidade e despertando o interesse em participar e conhecer as atividades do Programa.

Folders conterão esclarecimentos e dados que aproximarão ainda mais o Programa da realidade e do dia a dia do militar.

Desenvolvimento Web

A criação de um novo Portal, com informações claras e objetivas e com atualizações frequentes almeja aumentar o número de acessos. O portal tem a incumbência de disponibilizar todas as informações necessárias para que o servidor, ao acessá-lo, saia sem nenhuma dúvida e mais interessado em participar das atividades disponibilizadas pelo programa, além de incentivar aos colegas a também procurarem por informações para o momento de ingresso na reserva.

Com essas iniciativas, pretende-se também atingir aos multiplicadores, em melhorar a disposição e a motivação em contribuir positivamente com a comunicação do Programa, disseminando seu propósito com entusiasmo, estimulando o público alvo a participar das atividades propostas.

O site do Programa de Preparação foi criado e desenvolvido com o objetivo de oferecer uma navegação prática e intuitiva, de fácil utilização e localização de informações. Possui oito seções: Home, Sobre, Estrutura, Guarnições e seus eventos, Atividades não presenciais, Notícias, Download e Contato. As seções podem ser acessadas pelo menu superior ou por meio da barra de rolagem.

Considerações Finais

Visando melhorar a reputação e aumentar a demanda do Programa de Preparação foi realizada uma pesquisa, aplicada em pré-teste, que foi bem aceito pelos participantes do programa. Posteriormente, foi aplicada a pesquisa completa que revelou os objetivos dos militares que se pretende atingir com o Programa.

Em posse desses dados, foi desenvolvido um Manual de Identidade Visual contendo informações necessárias para a correta utilização da nova marca, papelaria institucional, bem como, um novo Portal na internet, com fácil usabilidade e navegação mais intuitiva, com atualizações mais frequentes e informações úteis para aumentar o número de visitas.

O projeto foi apresentado às autoridades responsáveis pelo Programa de Preparação e foi prontamente aprovado para sua utilização. Com materiais de divulgação em vários formatos, modalidades e com cronograma estruturado, o público-alvo foi atingido de forma certeira em todas as Organizações Militares.