Dumangue
Manual de Identidade Visual
O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.
Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.
Missão, Visão e Valores
Missão
Atuar no mercado de design gráfico e digital de forma eficaz e com excelência no atendimento, visando o reconhecimento pelos serviços prestados e criando conexões entre empresas e clientes.
Visão
Ser considerado como um estúdio de design de grande importância e referência em comunicação visual no país.
Valores
Ética profissional e ambiental, diversidade, honestidade, respeito e compromisso com os parceiros.
Definição da Marca
Manguezal, diversidade, fauna e flora brasileira, comunicação visual e estúdio de design; com base nesses conceitos a marca, Dumangue – diversidade de ideias, foi desenvolvida.
O símbolo principal do logotipo faz analogia a um caranguejo por ser considerado o principal exemplar representativo do manguezal. Trata-se de um crustáceo, um dos seres que habitam o mangue e vive entre a terra e a água. Quando está na área barrosa do mangue, geralmente permanece em tocas no fundo da terra. No símbolo gráfico, a carapaça faz alusão a uma paleta onde os pintores dispõem e combinam as tintas enquanto pintam, a pata maior representa a ponta de um pincel enquanto a menor, com forma mais arredondada, remete às ondas de rios e mares. O tipograma foi baseado na tipografia Bauhaus em negrito e extremidades arredondadas simulando uma serifa em bico de pena, as letras estão em caixa baixa para dar uniformidade ao traçado que nos remete à fluidez do mangue e ao rastro do caranguejo.
Identidade das Cores
As cores bege e marrom representam o mangue e a terra respectivamente. O verde retrata a vegetação do ambiente. Finalmente, o laranja exprimi a robustez da carcaça do caranguejo.
Assinaturas Complementares
Para obtermos mais versões e a marca se comportar de forma mais versátil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares. Estão representadas como assinatura_complementar_01 e assinatura_complementar_02.
assinatura_complementar_01
assinatura_complementar_02
Construção
Malha Construtiva do Símbolo Gráfico
Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).
Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.
A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 12 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.
Malha Construtiva do Tipograma
Esta é a malha construtiva do tipograma (assinatura_01 e assinatura_02).
Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.
A malha construtiva possui um tamanho de 21 x 8 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 21 partes iguais.
Proporção da Assinatura (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa na tagline “diversidade de ideias” é a “Opal Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (1)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) – (símbolo, tipograma e tagline).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.
A fonte escolhida e que melhor se encaixa na tagline “diversidade de ideias” é a “Opal Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Proporção da Assinatura Complementar (2)
A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).
O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.
É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.
Área de Proteção da Assinatura Principal
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “A” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Área de Proteção da Assinatura Complementar
As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.
A Letra “A” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.
Contraste e Luminosidade
Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.
Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.
Identidade Auxiliar
Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.
As formas foram elaboradas observando elementos encontrados num Manguezal, que é um grande ecossistema e possui uma parcela da preciosa fauna e flora brasileira. Como um diferencial foi utilizado um esquema de pattern (padrões) por sua versatilidade e consistência possibilitando um maior reconhecimento da marca e interesse por parte do público.
Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!