Dumangue

Manual de Identidade Visual

O manual de identidade tem por finalidade auxiliar na aplicação da marca em diversos veículos de comunicação. Aqui se encontram todas as ferramentas necessárias para a sua correta aplicação. O intuito é criar um padrão de utilização, tornando possível sua identificação pelo público e consequentemente levando-a ao
crescimento e solidificação do patrimônio mais valioso de uma entidade: sua marca.

Com a utilização das normas aqui aplicadas no processo de comunicação, a marca será valorizada como instituição, alcançando assim seus objetivos e transmitindo com clareza sua imagem.

Missão, Visão e Valores

Missão

Atuar no mercado de design gráfico e digital de forma eficaz e com excelência no atendimento, visando o reconhecimento pelos serviços prestados e criando conexões entre empresas e clientes.

Visão

Ser considerado como um estúdio de design de grande importância e referência em comunicação visual no país.

Valores

Ética profissional e ambiental, diversidade, honestidade, respeito e compromisso com os parceiros.

Componentes do Logotipo

Apresentação da Marca

Definição da Marca

Manguezal, diversidade, fauna e flora brasileira, comunicação visual e estúdio de design; com base nesses conceitos a marca, Dumangue – diversidade de ideias, foi desenvolvida.

O símbolo principal do logotipo faz analogia a um caranguejo por ser considerado o principal exemplar representativo do manguezal. Trata-se de um crustáceo, um dos seres que habitam o mangue e vive entre a terra e a água. Quando está na área barrosa do mangue, geralmente permanece em tocas no fundo da terra. No símbolo gráfico, a carapaça faz alusão a uma paleta onde os pintores dispõem e combinam as tintas enquanto pintam, a pata maior representa a ponta de um pincel enquanto a menor, com forma mais arredondada, remete às ondas de rios e mares. O tipograma foi baseado na tipografia Bauhaus em negrito e extremidades arredondadas simulando uma serifa em bico de pena, as letras estão em caixa baixa para dar uniformidade ao traçado que nos remete à fluidez do mangue e ao rastro do caranguejo.

Identidade das Cores

As cores bege e marrom representam o mangue e a terra respectivamente. O verde retrata a vegetação do ambiente. Finalmente, o laranja exprimi a robustez da carcaça do caranguejo.

Assinaturas da Marca

Apresentamos neste tópico como se apresentam as assinaturas principais da marca. Estão representadas como assinatura_01, assinatura_02 e assinatura_03.

assinatura_01
assinatura_02
assinatura_03

Assinaturas Complementares

Para obtermos mais versões e a marca se comportar de forma mais versátil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criadas assinaturas complementares. Estão representadas como assinatura_complementar_01 e assinatura_complementar_02.

assinatura_complementar_01
assinatura_complementar_02

Construção

Malha Construtiva do Símbolo Gráfico

Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico (assinatura_03).

Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.

A malha construtiva possui um tamanho de 13 x 12 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 13 partes iguais.

Malha Construtiva do Tipograma

Esta é a malha construtiva do tipograma (assinatura_01 e assinatura_02).

Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre malhas.

A malha construtiva possui um tamanho de 21 x 8 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, corresponde à largura total da construção, dividida em 21 partes iguais.

Proporção da Assinatura (1)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo, tipograma e tagline).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa na tagline “diversidade de ideias” é a “Opal Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura (2)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (símbolo e tipograma).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura Complementar (1)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (1) – (símbolo, tipograma e tagline).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.

A fonte escolhida e que melhor se encaixa na tagline “diversidade de ideias” é a “Opal Regular” (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografi a Institucional).

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Proporção da Assinatura Complementar (2)

A assinatura foi construída a partir de relações de proporção presentes entre os elementos que compõem a marca (2) – (símbolo e tipograma).

O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “A” do logotipo.

É importante que estas características sejam mantidas sempre, para garantir unidade e integridade à marca.

Área de Proteção da Assinatura Principal

As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.

A Letra “A” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.

Área de Proteção da Assinatura Complementar

As assinaturas possuem área de proteção com a finalidade de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunicação impressos e on-line.

A Letra “A” do tipograma é a referência utilizada para a construção da área de proteção.

Área de Proteção do Símbolo Gráfico

No símbolo gráfico o método utilizado para construir a área de proteção é equivalente à altura total do símbolo representado por quadrados Y x Y divididos em 4 partes iguais.

Redução Mínima da Assinatura Principal

Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

Redução Mínima da Assinatura Complementar

Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

Relevo

O logotipo pode ser utilizada na versão em relevo, apropriada para situações que necessitem de acabamentos com restrições e simplificações quanto à forma como, por exemplo, clichês para formação de relevo em papéis.

Cores

Cromático

Neste tópico apresentamos as cores institucionais da marca.

Esta é a aplicação principal e seu uso é preferencial.

Os valores RGB, CMYK e PANTONE podem ser encontrados nos tópicos – Aplicação dos Códigos/Cores Institucionais – Aplicações Técnicas deste manual de identidade.

Monocromático

Versão monocromática da marca.

Positivo e Negativo

Versão positivo e negativo da marca.

Contraste e Luminosidade

Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca.

Apresentamos exemplos de aplicação em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste, e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.

Aplicação em Fundos Fotográficos

Em fundos fotográficos a aplicação do logotipo deve ser na versão positiva ou negativa de acordo com o fundo (claro ou escuro).

É permitido a aplicação da marca em cromático quando houver um contraste aceitável.

Aplicação dos Códigos

Cores Institucionais – Especificações Técnicas

Aqui apresentamos os valores cromáticos da marca nas escalas PANTONE, CMYK, RGB e Hexadecimal.

Tipografia Institucional

A fonte utilizada para a tagline “diversidade de ideias” é a “Opal Regular”.

Tipografia Auxiliar

Para títulos e textos de peças publicitárias impressas ou digitais é sugerido o uso da família tipográfica “Cicle”. Na impossibilidade de utilização da “Cicle” é sugerido o uso da família tipográfi ca “Arial”.

Identidade Auxiliar

Para reforçar a personalidade e os significados da marca, foi desenvolvido uma identidade auxiliar.

As formas foram elaboradas observando elementos encontrados num Manguezal, que é um grande ecossistema e possui uma parcela da preciosa fauna e flora brasileira. Como um diferencial foi utilizado um esquema de pattern (padrões) por sua versatilidade e consistência possibilitando um maior reconhecimento da marca e interesse por parte do público.

Foram feitas versões a traço e coloridas para serem usadas nos diferentes meios de comunicação. Todas estas opções são sugestões e por terem desenhos diferenciados nos permite muitas variações conforme a necessidade das peças!